quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Museu do Contestado, riqueza histórica

Detalhes sobre a trajetória relacionada à evolução do Município podemer econtrados no patrimônio público que mescla antiguidade e modenidade, tornando-se um dos Pontos Turísticos de Caçador apresentados também pelo DC (www.diariocacadorense.com)



O passado do Município de Caçador está guardado no Museu Antropológico da Região do Contestado. Neste patrimônio histórico constam peças que resgatam questões relacionadas à ocupação, colonização, imigração e povoamento. E, destaca através de artigos, detalhes do combate sangrento da Guerra do Contestado, mesclando a antiguidade à modenidade, tornando-se um dos Pontos Turísticos locais.
Além de oferecer detalhes sobre a trajetória relacionada à evolução da cidade, o Museu do Contestado propõe inovação aos amantes da histórias e aos visitantes de Caçador. Criado para documentar, restaurar e preservar a memória e a cultura local, mantém detalhes da primeira estação ferroviária da cidade, datada de 1910.
Criado em 18 de março de 1974 pela – Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (Fearp) - atual Uniarp, o Museu exibe peças da cultura indígena, da ferrovia, do povoamento e da colonização, além de armas e uniformes usados pelos militares na Guerra do Contestado.
Além do acervo exposto no Museu, o Município tem uma relíquia ao lado do prédio: a locomotiva norte-americana Mogul e dois vagões, datadas de 1908. Também consta na localidade, o obelisco da Aviação Militar no Contestado, tal como o Marco Histórico do Contestado, que envolveu Caçador na Guerrado Contestado. (Site do Museu do Contestado serviu de apoio para construção deste texto http://www.museudocontestado.com.br/livro.php)

Fotos: Mariana Piacentini










Nenhum comentário:

Postar um comentário