Dona de uma arquitetura diferenciada, típica na Europa medieval, a travessia faz parte dos pontos turísticos da cidade, é detalhada também pelo DC (www.diariocacadorense.com)
Fotos: Mariana Piacentini
Mariana Piacentini
Jornalista
A famosa 'Pinguela' construída nos anos 40, tornou-se popular em Caçador e recebeu diversos nomes. Além de servir de acesso à comunidade local - a Passarela, Ponte em Arco, Ponte da Beira Rio, e até mesmo, Ponte dos Bombeiros - é conhecida pelo seu romantismo até hoje. Dona de uma arquitetura diferenciada, típica na Europa medieval, ela faz parte dos pontos turísticos da cidade.
Conforme o historiador Julio Correntes, todos os nomes remetidos à ponte carregam um significado especial. Após ser colocada em evidência, logo recebeu a nomenclatura de Ponte da Beira Rio. No entanto, por ser usada por diversos casais de namorados ganhou uma conotação romântica e também ganhou o nome alusivo.
No final dos anos 90, a Ponte em Arco também ficou conhecida como a Ponte dos Bombeiros. Isso se deu à implantação do Projeto Cidade Florida, quando esse voluntários adotaram a Beira Rio e começaram a fazer a limpeza no local. Por conta desse cuidado, a travessia ganhou prestígio e foi enfeitada no final de ano com luminárias na passarela e barco decorado para o Natal de 2000.
HISTÓRIA
Única a atravessar o passado
Mas a história dessa Pinguela, como era conhecida na década de 40, é rica de detalhes. Apesar de ser construída com modelo semelhante as demais, diferencia-se pelo uso de cabos de aço. Estreita, foi projetada à passagem de uma ou duas pessoas, conforme o cotume na época. Várias foram as pontes sobre o Rio d Peixe, no entanto é a única do período a atravessar o tempo.
Várias foram as mudanças da passarela, que serviu de cenário trágico para muitas pessoas que caíram e se jogaram no rio. E, na década de 70 foi substituída e consruída nos moldes atuais, ainda em estrutura de madeira. No ano de 1983, foi carregada pelas águas da maior enchente do Município, e colocada à disposição da comunidade no ano de 1985, agora com estrutura de metal e com novas luminárias.
Este marco de beleza e arquitetura de Caçador - por seu estilo diferencial - é uma referência para os moradores do Município e aos turistas que chegam à cidade para fazer fotos na localidade. Mesmo sem obedecer um estilo único, sua estrutura remonta as pontes da era medieval europeia. Pequena, em arco, visando além da estética a sustentação da obra.



Nenhum comentário:
Postar um comentário