quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Praça NSA: a fé que motivou o progresso




FOTOS: MARIANA PIACENTINI
Espaço público desenvolveu-se graças a homenagem prestada à Nossa Senhora Aparecida - padroeira do Brasil - na década de 20, em Caçador


Mariana Piacentini
Jornalista


A Praça Nossa Senhora Aparecida inicia junto à cidade de Caçador. o espaço público recebeu esse nome após construção da capela de madeira bem no centro da praça, em homenagem à padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida.
Construída na década de 20, a capela estava situada no terreno que até então pertencia à Igreja local, situada entre as ruas Ozório Timmerman e a Avenida Barão do Rio Branco. Conforme o historiador Julio Corrente, as primeiras alterações da Praça NSA se deram nos anos 60. "As interferências ocorreram na época do prefeito Jucy Varela, que afastou a igrejinha após acerto do Poder Público com a Igreja", explica.
Nos anos seguintes decidiu-se fazer a capela em estilo colonial português, desta vez mais próxima ao fundo da praça. Na localidade foi alterado também o espaço ao redor, onde foi montada uma arquitetura fndamentada em árvores e bancos.
A parte baixa da pracinha também recebeu atenção, inclusive com a instalação de brinquedos destinados às crianças, tal como a iluminação própria, entre outras adaptações. Logo na década de 80, foram feitas novas mudanças, como desmanches de cercas e construção de alguns monumentos como o da Bíblia, popular no Município, e o Coreto, na década de 90.
ARBORIZAÇÃO: Segundo relatos históricos, as primeiras mudas de ávores plantadas na Praça NSA foram espécies do Pinheiro Amaricano, e a Araucária, ainda na década de 60. Na década de 90 a parte baixa da praça, onde existia poucas árvores, fica mais arborizada.Em 91, é feito um 'trote' na antiga UnC (hoje Uniarp), onde os acadêmicos plantaram.




CONHEÇA
História de Nossa Senhora Aparecida
(http://reporterdecristo.com/nossa-senhora-aparecida-2)

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por dois pescadores do Rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, estado de São Paulo, por volta do ano de 1717. Os pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso já pescavam há bastante tempo, sem que conseguissem tirar peixe algum das águas do rio. Foi quando João trouxe em sua rede a parte correspondente ao corpo da imagem e, depois, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da Senhora. Dali por diante, a pescaria tornou-se copiosa e, receosos de que a quantidade de peixe trazida para os barcos ocasionasse um naufrágio, os três amigos voltaram para casa, trazendo a imagem e contando a todos o prodígio que haviam vivido.
O culto à Senhora não tardou a tomar vulto. À imagem, que representa Nossa Senhora da Conceição, logo foi dado o nome de Aparecida, por ter aparecido do meio das águas nas mãos dos pescadores. Inicialmente instalada em uma capela na vila dos pescadores, já por volta do ano de 1745 teve sua primeira igreja oficial, em torno da qual viria a nascer o povoado e o santuário de Aparecida.
A consagração de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil ocorreu em 31 de maio de 1931, em uma celebração que reuniu, já naquela época, um milhão de pessoas. Os padres redentoristas, responsáveis pelo Santuário Nacional de Aparecida, foram os grandes animadores da construção da Basílica que hoje abriga a imagem da Senhora.

Capela construída em homenagem a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida




PROTEÇÃO
Oração à Nossa Senhora Aparecida
Fonte: folhetos entregues na Basilica de Aparecida

Nossa Senhora Aparecida, aqui tendes, diante de vossa imagem, o vosso Brasil, o Brasil que vem novamente consagrar-se à vossa maternal proteção.
Escolhendo-vos por especial padroeira e advogada de nossa Pátria, nós queremos que ela seja inteiramente vossa.
Que seja vossa a sua natureza exuberante, vossas as suas riquezas, vossos os campos e as montanhas, os vales e os rios, vossas as cidades e as indústrias, vossa a sociedade, os lares e seus habitantes com tudo o que possuem, vosso, enfim, todo o Brasil.
Sim, Senhora da Conceição Aparecida, o Brasil é vosso. Por vossa intercessão temos recebido todos os bens que Deus nos prodigalizou e muitos ainda esperamos receber.
Obrigado por tudo, Virgem Mãe Aparecida. Abençoai, Senhora, o Brasil que vos agradece, o Brasil que vos ama, o Brasil que é vosso.
Protegei a Santa Igreja, preservai a nossa fé, defendei o Santo Padre, assisti os nossos bispos, santificai o nosso clero, amparai o nosso povo, esclarecei o nosso governo, guiai a nossa mente no caminho do bem e da verdade.
Rainha do Brasil, mãe de todos os brasileiros, venha a nós o amoroso reino do Pai. Por vossa mediação, venha à nossa pátria o Reino de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário