terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ponte Antônio Bortolon, marco urbanístico

FOTOS: Mariana Piacentini

A ponte coberta, localizada entre a Rua José Boiteux e a Rua Rui Barbosa, perpetua a tradição da arquitetura dos imigrantes europeus e em sua história contada no DC

Mariana Piacentini
Jornalista

A cidade tem vários monumentos e lugares históricos, muitos alusivos à Guerra do Contestado. A Ponte de Madeira Antonio Bortolon, edificada em 1924, foi destruída pela enchente de 1983 e reconstruída, mantendo-se o estilo da primeira obra. A história da obra é contada na série 'Fazendo Turismo em Caçador', no Diário Caçadorense.
A tradicional ponte coberta - como é popularente conhecida - é hoje, um marco urbanístico e histórico do Município. Construída para facilitar a travessia do Rio do Peixe, ligação centro-Santelmo, ela antém a tradição da arquitetura dos imigrantes europeus que aqui povoram.
Antes considerada elo entre as duas comunidades - importante à unificação de Rio Caçador, transformado em Município, uma década após sua construção - hoje como símbolo da história deste Município.
Construída com pequenas tábuas de madeira de imbuía, foi projetada por Pedro Bortolon, que utilizou como modelo a ponte Delle Alpi na região de Vicenza. Formada por 45 metros de extensão e 2,4 metros de altura - em sua entrada - tem capacidade de cinco toneladas. Atualmente está localizada entre a Rua José Boiteux e a Rua Rui Barbosa.

Depois de ser derrubada e reconstruída, teve sua última reforma em 2000




Nenhum comentário:

Postar um comentário